terça-feira, 5 de abril de 2011

Aprender e semear

  Como aprender mais da palavra para poder ser um bom pastor? ao dizer pastor não me refiro à pessoa que é representante e responsável da Igreja, mas me refiro a todos aqueles que buscam ensinar os caminhos de Deus.
  Seja você escolhido por Deus para ter a vocação de Mestre, Pastor, Apostolo, Evangelista e etc... mesmo que você não tenha vocação é sempre importante saber bem da palavra, e vou lhes deixar algumas dicas:


1.Ore  sempre antes de ler a Bíblia pedindo a Deus sabedoria, entendimento da palavra e que o Espírito Santo lhe guie na leitura. Caso você esteja em algum local cheio de gente que não conhece uma verdadeira intimidade com o Espírito Santo (me refiro aos ateus ou pessoas não evangélicas) tente apenas fechar os olhos e orar em pensamento.(obs. na verdade existem pessoas evangélicas a pouco ou muito tempo e nem sabe o que é ter uma verdadeira intimidade com o Espírito Santo, me ajude a orar por elas.^^)


2.Tente ler um capítulo ou alguns capítulos de Gêneses, e leia uma quantidade similar de Mateus, depois continue  a ler até terminar. Lembre de ler uma parte de Gêneses e uma parte de Mateus até terminar, se um dos livros acabar muito antes de outro avance para o próximo livro que será Êxodo (se terminar Gêneses) ou Marcos (se terminar Mateus) e assim por diante pois assim você tanto conhecerá o antigo testamento quanto o novo, claro que será bem provável que você irá terminar o novo testamento antes do velho testamento, mas não deixe de ler também outros versículos espalhados pela Bíblia; e lembre de não desanimar o ritmo, leia sempre com atenção, não tenha preça de terminar pois isso fará com que você não interprete os mistérios da Bíblia e se tiver alguma dúvida pergunte ao seu Pastor ou alguém que já tenha mais conhecimento que você, NÃO TENHA VERGONHA DE PERGUNTAR pois isso vai atrapalhar no seu futuro.


3.Troque ideias com outras pessoas, irmãos em Cristo e comente as descobertas; isso fará com que você não esqueça essas informações com muita facilidade além de aprender outras coisas que seus colegas ou amigos descobriram .( tem gente que diz que amigo verdadeiro só tem Jesus, mas por acaso não está escrito: O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. (Provébios 18:24 ) , claro que amigo perfeito realmente só Jesus, mas não saia dizendo que não existe amigos de carne e osso).


4.O quarto é só uma observação, lembre-se de sempre ler várias vezes a mesma coisa e fique refletindo para que entenda bem, e que o Espírito de Deus é quem vai te guiar no aprendizado de toda a sua vida.







  O que é a vocação de mestre? e qual a função do mestre? essas perguntas são complexas, mas também não é muito difícil de entender.


  O mestre é uma pessoa de alto conhecimento que consegue se expressar e explicar a palavra de Deus.


A sua função é aperfeiçoar os seus alunos dando-lhes informações que não conheciam e explicar certos pontos, e também ligar certos fatos e significados.


Como sei se tenho vocação para ser mestre?


Se você sente prazer em ensinar a palavra e se sente realizado(a), e vê que seus ensinos deram frutos, você é um mestre.


Uma parte bem complicada é a parte de ensinar, e como ensinar a palavra de modo que todos ou quase todos entendam? , primeiro vamos ler o livro de Neemias 8:1-18





Neemias 8

1 E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.
7 E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.
8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
9 E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
11 E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.
12 Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.

Perceba que é muito profundo, bem mais do que alguns pensam.


Vamos ler novamente o versículo 2:


2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.


Veja que o sacerdote Esdras chamou todos aqueles que podiam entender a lei sendo homens, mulheres, jovens e até crianças que já podessem entender. (hoje em dia não vivemos mas debaixo da lei, mas debaixo da graça como diz em Gálatas 5:1-12:



Gálatas 5

1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
10 Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
12 Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
).


 Hoje em dia vivemos pela fé e não pela lei, mas porque ele chamou todos os que podiam entender? por que tem muito pouco proveito ensinar alguma coisa a alguém que tenha problemas em entender o que está sendo ensinado.


1. Ajude o aprendiz a resolver os obstáculos que lhe atrapalha, mesmo que seja difícil ajude-o.


2. puxe antigos assuntos se for necessário, e explique tudo ao pé da letra, se for necessário até peça ajuda, afinal o objetivo é aperfeiçoar o que já se conhece conhecendo outras coisas, e você faz parte dos alunos mesmo sendo o professor(a).


Vendo agora que não basta só falar, mas também fazer entender, vamos para o Versículo 3:


3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.


Agora veja que Esdras falou na praça, que é um lugar grande no qual todos podiam vê-lo, e ouvi-lo. 


1. tanto as condições do local como clima, ambiente, proximidade dos alunos e etc também alteram o ensino, tipo: Se está com o clima quente ou frio de mais; O barulho dentro ou fora do local em que está sendo dado o ensino; A visão dos alunos tipo longe de mais do professor também atrapalha, e que de preferência se der seja feita uma roda onde todos possam ver todos, pois se ficarem todos enfileirados pode fazer com que o aluno tanto tenha mais facilidade para desviar a atenção como outros problemas.


2. Faça da área de estudo um lugar familiar e prazeroso, tire um pouco de tempo para os alunos se conhecerem, tipo: Nome, idade, o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer e dê a chance de cada um contar um pouco do seu testemunho de vida. (lembre-se que cada pessoa é unica, e mesmo que um se pareça muito com outro todos tem uma personalidade, gosto e experiências diferentes.


Passando um pouco mais a frente agora leia o versículo 8:


8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.


Nesta parte pessoas sábias estavam lendo claramente e explicando o livro da lei, de maneira que se entendia o que se lia.


1. Na hora de ensinar seja sábio(a) em todas as situações explique claramente e em bom tom de voz para que os alunos não se confundam, se for necessário explique várias vezes a mesma coisa até que todos entendam.


2. Não fale o que não conhece, pois há pessoas que copiam as frases dos outros e acaba errando junto, tipo:Tem jente que diz que na Bíblia fala: "onde há dois, três ou mais pessoas reunidas em nome de Jesus, Ele se faz presente" , agora leia Mateus 18:15-20



15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.



Percebeu algo? é que aquela frase foi feita acima do versículo 20, mas que na verdade não tem nada a ver, pois se refere à o que pecou, à pessoa que foi ofendida e à pessoa que se tiver sido necessário foi chamada para servi de testemunha, e não a número de pessoas na Igreja como muitos dizem.(obs. nesse caso além disso, também perde a lógica que Jesus está conosco a cada momento, por que se fosse assim Jesus só estaria conosco quando tivéssimos com alguém que estivesse com os pensamentos em Cristo).


3. Normalmente tem um(ns)  certo(s) aluno(s) que sempre fica conversando ou atrapalhando na ora em que você está falando, não fale duramente com ele(a), peça para que ele(a) pare de atrapalhar educadamente, ou se ele não quiser obedecer peça para que ele(a) se retire da sala ou onde quer que esteja sendo dado aula, mas não use ironia jamais, pois ele pode se ofender mesmo estando errado.


Já que você teve paciência e sede da palavra para ler até agora, fique tranquilo pois essa é a última parte.


Leia no Versículo 12:


12 Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.


Depois de todo o ocorrido valeu a pena pois eles entenderam a palavra que lhes estava sendo dita. 


Depois de tanto rodear, agora vai a pergunta... seus alunos entenderam?


1. Se depois de todo o seu esforço eles entenderam eles estarão no segundo passo, pois o primeiro foi entender.


Essa é a tabelinha:


1ºEntender            2ºProcurar mais informações              3ºPraticarar


2. Se depois de tudo isso alguém não praticar ore por ele e deixe na mão de Deus, pois praticar só depende de cada um, mas também fique no pé de todos para praticarem o que já foi dito.




parabéns, se você leu até o fim que Deus te abênçoe e te encha de sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário